Conheça a definição de Teste de Software e o teste caixa-branca e caixa-preta.
Teste de software é o processo de execução de um produto para determinar se ele atingiu suas especificações e funcionou corretamente dentro do ambiente para o qual foi projetado.
O seu objetivo é buscar falhas em um produto, para que as causas dessas falhas sejam identificadas e possam ser corrigidas pela equipe de desenvolvimento antes da entrega final.
Teste caixa-branca (ou Teste Estrutural)
Técnica de teste que avalia o comportamento interno do componente de software.
Trabalha diretamente sobre o código-fonte do componente de software para avaliar aspectos tais como: teste de condição, teste de fluxo de dados, teste de ciclos e teste de caminhos lógicos.
O testador tem acesso ao código fonte da aplicação e pode construir códigos para efetuar a ligação de bibliotecas e componentes.
Exemplo: uso da ferramenta livre JUnit para desenvolvimento de casos de teste para avaliar classes ou métodos desenvolvidos na linguagem Java.
Teste caixa-preta (ou Teste Funcional)
Técnica de teste em que o componente de software a ser testado é abordado como se fosse uma caixa-preta, ou seja, não se considera o comportamento interno do mesmo.
Dados de entrada são fornecidos, o teste é executado e o resultado obtido é comparado a um resultado esperado previamente conhecido.
Haverá sucesso no teste se o resultado obtido for igual ao resultado esperado.
O componente de software a ser testado pode ser um método, uma função interna, um programa, um componente, um conjunto de programas e/ou componentes ou mesmo uma funcionalidade.
Referências:
BARBOSA, E.; MALDONADO, J.C.; VINCENZI, A.M.R.; DELAMARO, M.E; SOUZA, S.R.S. e JINO, M.. “Introdução ao Teste de Software. XIV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software”, 2000.
PRESSMAN, R. S., “Software Engineering: A Practitioner’s Approach”, McGraw-Hill, 6th ed, Nova York, NY, 2005.