Entenda o que é Computação Gráfica, a biblioteca (Open Graphics Library) e exemplos de aplicações.
Computação Gráfica
A Computação Gráfica (CG) é uma área da Ciência da Computação que se
dedica ao estudo e desenvolvimento de técnicas e algoritmos para a geração
de imagens através do computador. Atualmente, a CG está presente em quase
todas as áreas do conhecimento humano, desde o projeto de um novo modelo
de automóvel até o desenvolvimento de ferramentas de entretenimento, como os jogos eletrônicos.
Biblioteca (Open Graphics Library)
OpenGL (Open Graphics Library), também definida como uma “interface para
hardware gráfico”, é uma biblioteca de rotinas gráficas e de modelagem,
bidimensional (2D) e tridimensional (3D), portável e rápida.
Ela permite desenvolver aplicações interativas e gerar imagens de cenas 3D
(ou conjunto de objetos), com um alto grau de realismo. Entretanto, a sua maior
vantagem é a velocidade, uma vez que incorpora vários algoritmos otimizados,
incluindo o desenho de primitivas gráficas, o mapeamento de textura e outros efeitos
especiais.
Aplicações
A seguir podemos ver alguns exemplos de aplicação da Computação Gráfica (CG).
Aplicação 1:
Os dados obtidos da movimentação de petróleo são mostrados sobre um
mapa da região.
Aplicação 2:
Representação 3D de cérebro humano construído a partir de imagens obtidas por MRI.
MRI significa ressonância magnética nuclear.
Aplicação 3:
Cinema. Filme “O Abismo”
Aplicação 4:
Imagem em pseudo-cor mostrando a topografia de Vénus. As cores indicam altitudes de -22 a 2 km acima ou abaixo do valor médio de raio de 6052 km.
Referências
http://www.inf.pucrs.br/manssour/Publicacoes/TutorialSib2006.pdf
http://www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti/comput_graf04_prim_graficas2.pdf
https://paginas.fe.up.pt/~aas/pub/Aulas/CG/Slides/00_Apresent.pdf